Na última sexta-feira, dia 16/02/2024, o município de Janaúba, na região da Serra Geral do Estado, aderiu ao PRODEVIDA, consolidando a marca de 300 municípios que se comprometeram, perante o MPMG, a empenhar seus esforços para a implementação de políticas públicas de manejo populacional de cães e gatos, contribuindo para cidades mais éticas e compassivas para seres humanos, os animais e o meio ambiente.
Todos os municípios que aderiram ao PRODEVIDA tiveram a oportunidade de indicar agentes públicos para participar de capacitação gratuita fornecida pelo MPMG em parceria com o IMVC. Até agora 159 municípios concluíram o curso de gestão, por meio de 367 participantes certificados.
O PRODEVIDA tem potencial para atingir aproximadamente 8.752.187 pessoas, que representam 42,61% da população total de Minas Gerais. Além disso, contempla previsão de castração e de microchipagem de 167.220 cães, 27.155 gatos, anualmente, por meio das ações dos municípios, em cumprimento aos termos de compromisso firmados.
Projeções para o ano de 2024 indicam que o programa poderá atingir mais 135 municípios localizados nas Mesorregiões do Jequitinhonha, Centro, Noroeste e Sul do Estado.
A continuidade e o crescimento do PRODEVIDA devem-se ao empenho de promotores de Justiça, servidores e estagiários que atuam no MPMG, mas também às essenciais parcerias com os municípios mineiros, órgãos públicos, universidades, com os organismos da sociedade civil e com as protetoras e protetores independentes que acreditam e apoiam essa iniciativa.
Assim, a CEDA agradece a confiança e a parceria, ao tempo que renova seu compromisso institucional de adotar, em cooperação com as Promotorias de Justiça, as medidas legais, judiciais e extrajudiciais, necessárias à efetiva proteção dos animais.