Nos dias 25 a 27 de maio de 2023, a Universidade Federal Rural de Pernambuco sediou a XI Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo, do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo,  ocasião em que foram apresentadas experiências práticas, estudos científicos nacionais e internacionais com diversos palestrantes, professores e pesquisadores com amplo conhecimento da área. O evento contou com 137 participantes presenciais e 142 online, totalizando 279 ouvintes.

Nessa 11ª edição da Conferência foram premiados três trabalhos científicos desenvolvidos com base em projetos da CEDA/MPMG.

O primeiro lugar do Prêmio Werner Payne, de melhor trabalho sobre manejo populacional de cães, gatos e equídeos foi concedido ao trabalho “Atuação do Ministério Público de Minas Gerais no manejo populacional: Programa Regional em Defesa da Vida Animal (Prodevida)”, apresentado pelo médico veterinário do MPMG Gustavo de Morais Donancio Rodrigues Xaulim.

O trabalho foi considerado um dos destaques do evento e explicita os resultados dos esforços que vêm sendo realizados pela CEDA/MPMG, junto aos municípios, relativamente à implementação de programas de manejo populacional de cães e gatos em mais de 260 municípios nos últimos 5 anos. Os resultados apresentados integram a dissertação de mestrado de Gustavo Xaulim, defendida em maio de 2022, na UMFG.

O primeiro lugar do Prêmio Valdecir Vargas Castilho, de melhor trabalho sobre medicina veterinária legal, foi concedido ao trabalho “Avaliação pericial do estado de bem-estar de equinos submetidos à prática de tração turística em um município de Minas Gerais”, apresentado por Lucas Belchior Souza de Oliveira, médico veterinário e perito credenciado do MPMG.

Em terceiro lugar da mesma categoria foi reconhecido o trabalho “Perfil dos boletins de ocorrência envolvendo rinhas de galos no Estado de Minas Gerais, Brasil”, apresentado por Vania de Fátima Plaza Nunes, médica veterinária e parceira da CEDA/MPMG.

 

 

A XI Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo teve como objetivo promover a disseminação e o aprimoramento dos conhecimentos da medicina veterinária do coletivo, atualizando os profissionais nos mais modernos preceitos da área.

  • Confira todos os trabalhos que foram premiados:

Prêmio Werner Payne – Melhor trabalho sobre manejo populacional de cães, gatos e equídeos

1º lugar – Atuação do Ministério Público de Minas Gerais no manejo populacional: Programa Regional em Defesa da Vida Animal (Prodevida) de Gustavo de Morais Donancio Rodrigues Xaulim * Acesse ao trabalho aqui.

2º lugar – Programa de manejo populacional ético e humanitário de animais em situação de rua na UFLA: promovendo saúde única de Blenda Araujo Martins Ferreira

3º lugar – Projeto de extensão com animais comunitários no âmbito do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas de Maria Eduarda Lima Nunes

Prêmio Maria Padilha – Melhor trabalho sobre saúde coletiva

1º lugar – Conscientização sobre adoção animal e tutoria responsável na educação infantil de Evelyn Moreira Conrado

2º lugar – Capacitação de trabalhadores da saúde de municípios como medida de enfrentamento da esporotricose zoonótica de Roberta do Carmo Teixeira

3º lugar – Dificuldade de isolamento da esporotricose felina no ambiente de Roberta do Carmo Teixeira

Prêmio Joanne Roman – Melhor trabalho sobre medicina de abrigos e desastres

1º lugar – Associação entre medidas de gestão em abrigos e a vida emocional de cães de Diana Cuglovici Abrão

2º lugar – Medicina de abrigos no Brasil: infodados de abrigos de animais de Yasmin da Silva Gonçalves da Rocha

3º lugar – CAATA para ictiofauna: o desafio da aplicação da medicina de abrigos no atendimento de peixes resgatados em situação de risco de Roberta Ferreira Miranda

Prêmio Valdecir Vargas Castilho – Melhor trabalho sobre medicina veterinária legal

1º lugar – Avaliação pericial do estado de bem-estar de equinos submetidos à prática de tração turística em um município de Minas Gerais de Lucas Belchior Souza de Oliveira * Acesse ao trabalho aqui.

2º lugar – Aplicativo para fiscalizações de denúncias de maus-tratos aos animais de Larissa Rachel Wolf

3º lugar – Perfil dos boletins de ocorrência envolvendo rinhas de galos no estado de Minas Gerais, Brasil de Vania de Fátima Plaza Nunes * Acesse ao trabalho aqui. 

 

Fontes: Revista Clínica Veterinária; Folha Patense e Instituto IMVC.