Na sexta-feira (22), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com o Waita Instituto de Pesquisa e Conservação e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), devolveu 18 papagaios-de-peito-roxo à natureza em Minas Gerais. A ação faz parte do Projeto Voar, que visa a conservação de animais silvestres da fauna brasileira ameaçados de extinção e frequentemente vítimas do tráfico.

As aves foram libertadas na Fazenda Esperança, em Dom Joaquim (MG), onde serão monitoradas pela pela equipe do Waita por doze meses. Dez dessas aves receberam colares eletrônicos para auxiliar sua devida localização.

Antes da soltura, foi realizado o processo de identificação, avaliação, diagnóstico, tratamento e reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/BH). Além disso, as aves passaram por um período de aclimatação para facilitar o processo de adaptação na vida livre. Treinos de voos, reconhecimento de predadores e a busca por alimentos também fazem parte do trabalho desenvolvido pelo Projeto Voar.

Após cuidados especializados, as aves vão para as Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas) cadastradas pelo Ibama. O Instituto Estadual de Florestas (IEF), juntamente com o Waita, indicam os locais adequados. A ação também tem como base a educação ambiental e a pesquisa tem apoio da Loro Parque Fundación, Prefeitura de Dom Joaquim, universidades federais de Minas Gerais, zoológicos, mantenedores de fauna, criadores e empresas parceiras.

Espécie papagaio-de-peito-roxo

O papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) é uma ave sul-americana da família Psittacidae que ocorre na região Sudeste à região Sul do Brasil, no norte da Argentina e no Paraguai. É endêmica da mata atlântica, sendo associada às florestas de araucárias na porção Sul do Brasil. Estima-se que existam menos de 4.000 indivíduos adultos em vida livre.

No Brasil a espécie encontra-se ameaçada de extinção e a perda de habitat é uma das principais ameaças que enfrenta, sendo a situação agravada ainda pelo tráfico de animais. Esses fatores, em conjunto, fazem com que a população esteja em declínio, por isso, é importante garantir ações de proteção e combate ao tráfico.

Fonte: https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2021/papagaios-de-peito-roxo-sao-devolvidos-a-natureza-em-minas-gerais

Foto disponível em: www.flickr.com