Adotar um cão é uma ação importante, mas que precisa ser bem planejada. A adaptação pode ser difícil no começo. Além de amor e carinho, é necessário conhecer as necessidades básicas e tomar cuidados essenciais. Foi pensando nisso, que a comissão de políticas de animais da Escola de Veterinária da UFMG, elaborou uma cartilha com orientações sobre a guarda responsável.

A cartilha “Guarda Responsável e a adaptação dos cães a um novo lar”, aborda importantes aspectos a serem observados, como adaptação, alimentação, vacinação, controle de parasitos, comportamento, zoonoses e bem-estar animal. Além dos cuidados básicos, é essencial que o tutor visite periodicamente uma médica-veterinária ou médico-veterinário de sua confiança.

O amor deve sempre estar acompanhado da responsabilidade. Como qualquer outro animal de estimação, cães geram gastos, como compra da alimentação, pagamento dos cuidados com a saúde como a vacinação, controle de pulgas e a carrapatos, além das consultas. A guarda responsável, portanto, assume um papel preponderante para que sejam garantidos o bem-estar animal e a saúde pública.

Para ler a cartilha na íntegra, ou divulgar com alguém que pretende adotar um cão, clique aqui.

Fonte: CRMV-MG