A Justiça mineira proibiu participações de animais em rodeio na cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A participação estava programada para sexta-feira (10) e sábado (11).

A decisão é do juiz da comarca da cidade, Dr. Leonardo Guimarães Moreira. Ele deferiu uma tutela provisória de urgência e determinou que a empresa Pedro Leopoldo Rodeio Show Ltda. não explore na programação do evento equinos e bovinos.

A Associação Civil Princípio Animal ajuizou uma ação civil pública, alegando que, durante a 17ª edição do Pedro Leopoldo Rodeio Show, a ser realizada no Parque de Exposições Assis Chateaubriand, estava prevista a prática de rodeio, o que provocaria maus-tratos a animais.

Segundo consta dos autos, o rodeio prevê as chamadas “montaria em touros” e “prova de três tambores”, o que expõe os animais a sofrimento, sobretudo devido à utilização de sedém — corda amarrada à virilha de cavalos, touros e bois.

O Ministério Público de Minas Gerais manifestou nos autos favoravelmente à pretensão da entidade autora.

Após análise da documentação e pesquisa sobre o tema, o magistrado afirmou ter se convencido de que a prática do rodeio e da prova de tambor é nociva aos animais.

“Conforme demonstrado nos laudos, a utilização do sedém provoca tortura, dor, sofrimento e martírio aos animais, pois comprimem a região onde se alojam o intestino e o pênis; as esporas, por sua vez, ainda que de forma arredondada, quando golpeadas de forma brutal na região do pescoço e do baixo ventre, como ocorre nos rodeios, provocam lesões contusas, dor e sofrimento”, afirmou, na decisão.
O Magistrado ainda disse que “todas essas atividades, que decorrem da manifestação cultural do rodeio, configuram crueldade e maus-tratos aos animais envolvidos e, desta forma, encontram vedação pelo constituinte originário para a sua realização, nos termos do art. 225, §1º, VII da Constituição da República”.

Consulte aqui a decisão: 5002314-74.2022.8.13.0210-1654546095747-3060521-decisao

FONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/06/07/justica-proibe-animais-durante-o-rodeio-em-pedro-leopoldo-na-grande-bh.ghtml