Neste 22 de Maio, em que o mundo celebra o Dia Internacional da Biodiversidade e, em breve, o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) e dos Oceanos (08 de junho), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança uma série de vídeos sobre pesquisas científicas de destaque que estudam os biomas brasileiros com o objetivo de promover o conhecimento, a conservação e o manejo dos nossos ecossistemas. São projetos apoiados pelo Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) coordenado pelo CNPq.
Do fundo do mar ao topo das montanhas, do norte ao sul e do leste ao oeste do Brasil, essas pesquisas abrangem todas as regiões do país, nos mais diversos ambientes (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Campos Sulinos, veredas, recifes de corais e ambientes estuarinos e costeiros) e integram temas essenciais como água, mudanças climáticas, produção de alimentos, uso e valoração de recursos naturais, comunidades tradicionais, fogo, florestas, desmatamento, conservação e políticas públicas.
A série chega em um momento em que assegurarmos um ambiente saudável para viver torna-se, ainda mais, imprescindível. A pandemia do COVID-19 ressalta como a saúde humana e o meio ambiente estão fortemente relacionados, e como a degradação ambiental pode acelerar problemas de saúde, economia, relações sociais e bem-estar humano. Mais do que isso, a pandemia destaca como a ciência é a solução para os problemas que estamos enfrentando, e como devemos fortalecer e disseminar o conhecimento cientificamente embasado.
Assim, convidamos todos a descobrir como o desenvolvimento sustentável é compatível com a proteção da natureza; como a ciência nos mostra os caminhos para nos adaptarmos às mudanças climáticas, e como as pesquisas que envolvem ambiente, ser humano e uso de recursos naturais podem embasar as políticas públicas.
Para isso, preparamos esta série com vídeos curtos para cada um dos projetos PELD do Brasil e seus principais resultados. Pretendemos, ainda, estabelecer um canal de comunicação entre o CNPq, seus projetos apoiados e toda a sociedade, abrindo um espaço de diálogo para solicitar mais informações sobre os projetos desenvolvidos no PELD.
Sobre a série
A série é composta por 37 vídeos de, no máximo, 3 minutos de duração cada. Assista a série completa em
Sobre o PELD
O PELD é um programa criado pelo CNPq em 1997 e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) de 13 Fundações de Amparo a Pesquisa e do British Council – Fundo Newton. Esse investimento a longo prazo é fundamental para o acompanhamento adequado visando à compreensão das transformações no meio ambiente perante o tempo e os mais diversos agentes de interferência.
Deixar um comentário