Fruto da parceria entre Ministério Público , por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna e da Promotoria de Justiça de Divinópolis, o Prodevida busca prioritariamente municípios organizados localmente, por meio de associações ou consórcios, e oferta apoio para a organização normativa local e a estruturação dos serviços públicos encarregados da execução das ações de controle populacional de cães e gatos.
A adesão ao projeto é voluntária. Assim, municípios interessados assinam um termo de compromisso positivo (TCP) com o Ministério Público por meio do qual se comprometem a cumprir as obrigações legais sobre o tema, descritas na Lei Federal nº13.426/2017 e Lei Estadual de MG nº 21.970/2016.
O Município de Divinópolis aderiu ao programa através da assinatura do Termo de Compromisso Positivo no dia 19 de junho de 2018.
As duas frentes elaboradas pela Prefeitura de Divinópolis para realizar as castrações de cães e gatos resultaram em 2,7 mil procedimentos, em 2019. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as castrações foram realizadas no Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) e no Castramóvel.
A Semusa agendou as castrações no ano passado para o Crevisa. Foram realizadas 2.318 procedimentos durante o ano. Somente em outubro, foram 392 castrações registradas. No mês seguinte, outro número significativo: 329, acompanhado de dezembro (230) e abril (224).
No final do ano passado, a Prefeitura de Divinópolis realizou mutirões em parceria com ONGs para agilizar os procedimentos.
Em outubro do ano passado, foi lançado o AppDivinópolis para agendamento de castrações. O cidadão deve acessar o AppDivinópolis, selecionar a aba serviços e procurar por “Castração Animal”. Depois é só fazer os cadastros necessários e seguir as orientações. Todo primeiro dia útil de cada mês são abertos os agendamentos.
Castramóvel
Outra frente para atender a demandas foi através do Castramóvel. No ano passado, foram 404 procedimentos realizados em vários bairros e comunidades rurais.
O castramóvel é uma parceria firmada entre o município e a Associação Regional Ambiental (Arpa). É equipado com anestesia, um monitor multiparâmetro, foco auxiliar, autoclave, bomba de vácuo, sondas, entre outros aparelhos.
Saiba mais sobre o convênio aqui
Fonte: Prefeitura de Divinópolis
Deixar um comentário