A Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi instalada nesta quinta-feira (25/04). Por unanimidade, os parlamentares elegeram os deputados Renato Zaca (PSL) como presidente da comissão e Alana Passos (PSL) para vice-presidente.

Durante a reunião, o presidente da comissão destacou que a principal missão do grupo será o combate aos maus-tratos de animais, e prometeu trazer agentes especializados para solucionar esse problema. “Vamos nos reunir com os veganos, protetores e cuidadores. As portas estão abertas para quem quiser participar e dar ideias. Estamos à disposição 24h para ajudar àqueles que não têm voz”, disse Renato Zaca.

A comissão definiu que primeiros atos serão conhecer o Batalhão de Ações com Cães da Secretaria de Estado de Polícia Militar e checar as condições dos animais do Zoológico do Rio.
“Vamos trabalhar por aqueles que não podem falar e estão sofrendo violência. Estudos mostram que quem tem capacidade de fazer mal a um animal está a um passo de fazer contra humanos”, afirmou o parlamentar.
Vice-presidente, a deputada Alana Passos (PSL) destacou que um grupo permanente para tratar do tema é uma quebra de paradigmas na Alerj e que se trata de um “ato de emoção”.

Os membros efetivos da comissão são os parlamentares Chico Machado (PSD), Bebeto (Podemos) e Rosane Félix (PSD), enquanto o quadro de suplentes é composto pelos deputados Danniel Librelon (PRB), Fábio Silva (DEM), Capitão Nelson (Avante), Marcelo Cabeleireiro (DC) e Giovani Ratinho (PTC). A comissão realizará as suas reuniões ordinárias às quartas-feiras, às 9h30, na sala 316, do Palácio Tiradentes.

 

Fonte: ALERJ e G1