Prefeitura de Santo Antônio do Monte se tornou referência na castração de animais no centro-oeste de Minas Gerais. A vereadora Fernanda Castro, idealizadora do projeto já foi procurada por cidades como Belo Horizonte, Pará de Minas, Nova Serrana, Perdigão, Bambuí, Bom Despacho e Pompéu.
Os municípios se interessaram pelo modelo de trabalho feito nas campanhas de Samonte. A primeira campanha foi realizada em fevereiro de 2018, e é feita desde então, a cada dois meses. No ano passado foram castrados 527 animais – cães e gatos – entre eles, animais de rua.
Segundo Fernanda, a ação é feita em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Sicoob Credimonte e a Una Bom despacho. A vereadora ressalta que o grande diferencial do atendimento de Santo Antônio do Monte é a logística da campanha, e o engajamento dos agentes comunitários de saúde com o trabalho de conscientização da população.
“Os municípios me procuram perguntando como que nós conseguimos a mobilização da população, e também dos voluntários que cadastram os animais de rua. Enquanto a nossa agenda está sempre cheia, com lista de espera, algumas cidades não conseguem fechar o número mínimo de vagas para fazer a ação. Isso mostra que nós estamos no caminho certo do controle populacional de animais”, reforça.
 Além da castração, o Município oferece vacina antirrábica, e o exame de leishmaniose.
Fonte: Prefeitura de Santo Antônio do Monte