Conforme relatou a coordenadora do Codevida, a médica veterinária Fernanda Pinheiro, no ano passado, o Município firmou um TCP (Termo de Compromisso Positivo) com o Ministério Público para oferecer esse tipo de serviço gratuito na cidade. “Publicamos um edital de chamamento público, em agosto do ano passado, direcionado às ONGs que tivessem interesse pelo trabalho. Porém, nenhuma ONG apareceu. Foi então que resolvemos fazer um processo licitatório, no início deste ano, para contratar clínica veterinária para realizar as castrações. Tivemos empresas interessadas, porém foram desclassificadas porque não apresentaram a documentação exigida. Quando foi em maio passado, abrimos outro processo e a clínica do Roberto venceu.”
Fernanda explicou como está ocorrendo os procedimentos. “A clínica do Roberto fica na região da Vila Didi. Então, começamos o trabalho por lá mesmo. Eu tenho organizado os procedimentos com a ajuda das agentes de saúde, que agendam, junto aos moradores, as castrações de cães e gatos. Em cada mês, estaremos em uma região de Formiga. Serão marcados 30 procedimentos por bairro, 15 pelas agentes de saúde e outros 15 indicados pela APAF.”
A médica veterinária informou que, durante o procedimento, os animais estão recebendo microchips que contêm informações que identificam que já foram castrados e quem é o dono. “Além disso, o trabalho conta com o auxílio do Codevida para fazer o transporte dos animais. Como sabemos que muitas pessoas dependem de transporte para levar o gato ou o cachorro para a castração, estamos dando o suporte, levando o animal para o procedimento e devolvendo-o ao proprietário.”
Na Vila Didi, o serviço terminou no dia 3 de julho. Hoje, dia 10, e na semana que vem, dia 17, a castração atenderá animais dos moradores do Engenho de Serra. Depois irá para o Cidade Nova. “Vamos passar por todos os bairros de Formiga. As agentes comunitárias de saúde estão fazendo os cadastros priorizando pessoas carentes no município”, disse Fernanda Pinheiro.
Castramóvel
Além da clínica veterinária, a Prefeitura oferece outro serviço de castração de cães e gatos: o Castramóvel. Viabilizado por meio de uma parceria entre Ministério Público e municípios mineiros, o serviço é feito em um veículo equipado com material necessário para os procedimentos de castração e pertence à ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental).
Formiga é a cidade-base responsável pelo Castramóvel, que atende também Cláudio, Carmo do Cajuru, Itapecerica, Camacho, Pimenta, Córrego Fundo, Pedra do Indaiá e São Sebastião do Oeste. O veículo já esteve realizando procedimentos em Formiga em fevereiro deste ano e em junho passado.
De acordo com a médica veterinária Fernanda Pinheiro, o Castramóvel voltará no dia 27 de agosto e ficará até o dia 31 do mesmo mês, na região de Pontevila.
Deixar um comentário