O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Juiz de Fora, participou ontem, 27 de maio, do encerramento do curso de capacitação no recolhimento de animais silvestres, na sede da 4ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente.
Na ocasião, a Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) doou para o Instituto Estadual de Florestas (IEF), para a Guarda Municipal e para o Corpo de Bombeiros diversos equipamentos para o recolhimento desses animais, como caixas organizadoras, ganchos de serpente, pinções, cambões, puçás, caixas transportadoras e zarabatana profissional para uso em recolhimentos de animais de grande porte.
O curso e os equipamentos foram custeados pela Arpa com recursos de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) oriundos da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Juiz de Fora. Segundo o promotor de Justiça Alex Fernandes Santiago, o treinamento e os novos equipamentos permitirão o atendimento das diversas ocorrências de recolhimento por todas as instituições, otimizando a atividade.
O curso teve a participação da Polícia Militar do Meio Ambiente, por meio do 4º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente, que abrange 28 municípios; o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Juiz de Fora (Cetas-JF), que recebe animais de toda a Zona da Mata mineira e da região serrana do Rio de Janeiro; o IEF; o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); a Guarda Municipal de Juiz de Fora e o Corpo de Bombeiros Militar da região.
Fonte: Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Juiz de Fora
Deixar um comentário