Maus tratos, comércio ilegal, abandono, adoção de animais. Na noite desta quinta-feira, 13 de agosto, o “Papo Virtual” do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) levou aos seguidores da página da instituição no Instagram um debate rico e necessário sobre a defesa da fauna no estado, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19.

Kellinha Pinho reforçou a preocupação com o número de abandonos de animais após a pandemia. Direito Animal BH afirmou que a adoção tem que ser bem pensada, em tempos de pandemia ou não. Sabrina Alves sugeriu uma parceria entre os órgãos públicos, ONGs e protetores de animais em Pedro Leopoldo. Marcelo Lemos trouxe sua preocupação e disse que é preciso ter leis mais severas contra maus tratos. Adv Carvalho Castro perguntou se é proibido vender cão de raça. Tamires Sousa sugeriu que fosse falado sobre a possibilidade de guarda compartilhada de animais domésticos e Letícia Barbosa perguntou “O que fazer para que casos como o do pitbull Sansão, em Confins, não se repitam?”

Essas foram algumas das inúmeras participações durante a live, conduzida pelo servidor da Superintendência de Comunicação Integrada (SCI) do MPMG Bruno Melo, e que teve a participação da promotora de Justiça Luciana Imaculada, responsável pela Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna da instituição. Ela é Mestra em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e doutoranda em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De forma didática e por meio de exemplos e iniciativas em todo o estado, ela deu um panorama da atuação do MPMG na defesa dos animais, domésticos, silvestres, aqueles submetidos aos maus tratos ou mesmo os que são comercializados de forma inadequada, caso do Mercado Central de Belo Horizonte, além de abordar legislações sobre o tema e canais de denúncias.

Luciana Imaculada também anunciou o lançamento de um conjunto de peças digitais, com os temas: adoção de animais, maus tratos, animais comunitários e comércio de animais. O material pode ser facilmente acessado pela internet, no blog Defesa da Fauna.

Perdeu alguma coisa? O vídeo do Papo Virtual está disponível na íntegra na página da instituição no Instagram (MPMG.oficial).

FONTE: MPMG