Esta semana foi publicado no Diário Oficial de Belo Horizonte a Lei 11.243/2020 que institui o Direito na Escola como conteúdo a ser ministrado nas escolas do município.
O Direito na Escola (DNE) é um projeto idealizado pelo Professor e Advogado Lucas Andrade, que, consciente de que toda a transformação social passa por conscientização, vêm trabalhando a ideia de levar noções de direito para as crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio.
O Programa DNE conta com o apoio da OAB/MG e visa contribuir com a formação de uma nova geração de cidadãos, mais conscientes sobre direitos, valores, ética e deveres. Todos os professores do projeto são voluntários, formados em Direito e capacitados para trabalhar os conteúdos propostos com os professores (que serão os replicadores) e também com alunos, conforme as peculiaridades de cada escola.
Dentre as matérias que são trabalhadas no DNE está o Direito Ambiental e, para o bem da fauna, o Direito Animal! Nas aulas sobre essa temática, serão tratados temas como a Ética e os animais, a Guarda responsável, os Direitos Animais, os maus tratos aos animais utilizados para trabalho e para diversão humana, a importância de manter os animais silvestres livres na natureza.
Agora, o Direito na Escola é lei em Belo Horizonte. Isso representa um grande ganho para a sociedade e nós, que trabalhamos com Direito Animal, celebramos, de forma especial, a importância da iniciativa para contribuir com a construção de uma cidade melhor para pessoas e animais.
Por Samylla Mól
Autora do material sobre Direito Animal do DNE
Coordenadora de Fauna da SEMAD
Deixar um comentário