Dois micos-leões-pretos nasceram no zoológico de São Paulo em 16 de agosto. A informação foi divulgada hoje pela Fundação Zoológico. De acordo com o censo de 2019, apenas 61 animais da espécie vivem em cativeiro no mundo. Desses, 35 estão na capital paulista, sendo a maior população mantida sob cuidados humanos.
Os filhotes irão permanecer com os pais por um grande período, recebendo os cuidados necessários para o desenvolvimento. A dieta dos primatas é composta por cenoura, beterraba, abóbora, mamão, melão, maçã, ração específica para primatas, ovos e carne de frango cozidos. Para o complemento nutricional, os primatas recebem grilo, tenébrios e baratas de espécies distintas.
Eles nasceram no “micário” do zoológico, área destinada para a reprodução de três das quatro espécies de micos-leões existentes: mico-leão-preto, mico-leão-da-cara-dourada e o mico-leão-dourado.
Na natureza, são apenas 1.400 micos-leões-pretos, que sofrem com a perda de habitat por causa da forte urbanização. Durante mais de seis décadas eles foram considerados extintos. Porém, o animal surpreendeu a comunidade científica ao ser novamente avistado no Parque Estadual Morro do Diabo, na cidade de Teodoro Sampaio, no oeste de São Paulo.
FONTE: UOL
Deixar um comentário