Foi assinado no dia 13 de agosto, um Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef), e o Conselho Regional de Biologia – 4ª região (CRBio-04). O objetivo é a cooperação técnica e operacional para possibilitar o desenvolvimento de ações conjuntas que viabilizem a preservação, a recuperação e a conservação do meio ambiente, com ênfase na fauna silvestre e urbana, em Minas Gerais.

Assinaram o documento o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, a coordenadora do Cedef, Luciana Imaculada de Paula, e o presidente do CRBio-04, Tales Heliodoro Viana.

Segundo Luciana Imaculada, a expectativa é incrementar a atuação da coordenadoria principalmente em relação à defesa da fauna silvestre, combatendo, por exemplo, o tráfico de animais. “Desde a criação da coordenadoria o esforço foi muito voltado para animais domésticos, decorrência natural de uma cobrança da sociedade. Assim, para conhecermos as questões específicas dessa área será fundamental a ajuda de profissionais que entendam profundamente do tema”, explica ela.

O compartilhamento com o MPMG do cadastro de biólogos e o fornecimento de apoio técnico e científico representam um dos pontos do TCT que competem ao CRBio. De acordo com Tales Heliodoro, a missão do conselho vai ao encontro dessa atuação conjunta. “Buscamos defender a sociedade por meio de nossa especialidade. Assim, o trabalho com outros órgãos e instituições é parte primordial de nosso trabalho”, disse ele.

A parceria foi firmada por iniciativa do CRBio-04, que procurou o Ministério Público, e tem prazo de duração, inicialmente, de 60 meses.

 

Fonte: MPMG