Acontece na próxima sexta-feira, 6 de março, a inauguração do ambulatório cirúrgico do Canil Municipal de Juiz de Fora, cuja construção teve importante participação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O Canil Municipal de Juiz de Fora recolheu no ano de 2019 uma média de 35 cães e 18 gatos por mês e promoveu a adoção de 441 animais, destes, 316 cachorros e 125 felinos. Apesar da estrutura, contudo, até então, os animais de rua doentes ou feridos eram encaminhados para uma das clínicas conveniadas quando havia necessidade de realização de procedimentos cirúrgicos.

De acordo com a chefe do Departamento de Controle Animal (Decan), Mirian Neder, as cirurgias mais complexas continuarão sendo realizadas nas clínicas conveniadas.

“No novo ambulatório serão realizados procedimentos mais simples, como cirurgias para retirada de tumor pequeno de mama e castração, por exemplo. E, só serão atendidos animais do canil que são resgatados na rua. Já o atendimento para animais de população de baixa renda, continuamos com o convênio firmado com a UFJF”, explicou

Realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora, a construção do ambulatório teve obras e equipamentos médicos para uso veterinário custeados por meio de verba obtida por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), firmados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

 

Fonte: MPMG