Os sacrifícios de animais nos templos hindus podem ser proibidos no Sri Lanka, segundo os novos planos do governo anunciados nesta quarta-feira, após crescentes protestos da maioria budista do país, e também da parcela de hindus moderados, contra os rituais.

O gabinete aprovou uma proposta apresentada pelo ministro de Assuntos Religiosos Hindus para proibir a antiga prática que ainda é observada em vários templos em todo o país. Em um comunicado, o governo disse ter pedido um projeto de lei que proiba os sacrifícios de animais nos templos hindus.

Durante festivais religiosos, alguns hindus devotos sacrificam cabras, galinhas e búfalos, esperando boa sorte em troca, mas a prática tem ofendido os ativistas dos direitos dos animais, assim como muitos outros habitantes do país.

Embora atualmente não haja uma lei clara proibindo sacrifícios de animais em locais de culto, os tribunais do Sri Lanka têm emitido proibições temporárias de tais práticas.

Os hindus constituem cerca de 12% da população de 21 milhões de habitantes do Sri Lanka, que é principalmente budista.

Os muçulmanos, o terceiro maior grupo religioso do país, também realizam sacrifícios de animais ritualísticos – embora pareça que a lei se aplicaria apenas aos hindus.

O país experimentou ondas de tensão religiosa nos últimos anos, com manifestações antimuçulmanas em março, deixando três pessoas mortas, e centenas de mesquitas, casas e empresas reduzidas a cinzas.

Fonte: Extra