Projeto que começou em abril fez procura aumentar em 50%, em comparação com a média mensal. Mas com a pandemia, o abrigo municipal continua muito cheio.
A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou um projeto para incentivar a adoção de animais durante o período de isolamento social no município.
Batizado de ‘Entrega Pet’, o programa que teve início em abril já ajudou na adoção de 51 animais. O número representa um aumento de 50%, em comparação com a média mensal de adoções na cidade.
Com o novo programa da prefeitura, a pessoa que pretende adotar pode ver o animal através de uma ligação por vídeo chamada. Além disso, profissionais da prefeitura conversam com os interessados para encontrar um bichinho que se adapte com mais facilidade ao seu futuro lar.
“Você precisa ser maior de idade, precisa nos enviar identidade, CPF e comprovante de residência. A partir daí, alguém vai ligar para você por vídeo chamada e vocês vão conversar sobre as características do seu lar e sobre as características dos nossos animais para formar uma grande família”, explicou Roberto de Paula, subsecretário de bem estar animal do Rio.
Em janeiro, a prefeitura registrou 31 adoções. Em fevereiro o número caiu para 28. Mas em março, com o início do período de isolamento social para tentar conter o avanço da Covid-19, o município não registrou nenhuma adoção.
Um dos exemplos de sucesso desse modelo foi a adoção do gato João, que chegou na casa de Luiara Paraizo, na Taquara.
“Esse é um amor puro. É algo fantástico o que eles podem proporcionar para a gente. Ao invés da gente ajudar eles, eles que nos ajudam. Todos os dias”, comentou Paraizo.
Para Frederico Oliveira, novo dono da cadela Cevada, a gratidão que os animais resgatados nas ruas têm com seus novos donos é um fator determinante.
“Eu li vários relatos de pessoas que dizem que o vira lata, o cachorro de rua tem uma gratidão pela pessoa que o adotou enorme. Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida”, disse Frederico.
O que mais impressionou o “pai” da Cevada foi a rápida adaptação ao novo lar.
“Ela tá aqui a uma semana e é super educada e obediente. Não dá para acreditar que era um cachorro que nunca tinha visto a gente e se adaptou tão bem em dois dias. Se você puder e quiser mesmo, adote”, Frederico Oliveira.
Os interessados em saber mais detalhes do programa “Entrega Pet” podem entrar em contato com a Subsecretario de Bem Estar Animal do Rio, pelo telefone: 99399-3968
Fonte: G1
Deixar um comentário