A Associação Protetora dos Animais de Formiga (APAF), que está comemorando 7 anos de existência, implementou uma interessante ideia para alimentar e fornecer água para os cães e gatos de rua no município de Formiga/MG.
A associação obteve autorização do Município para instalar equipamentos contendo ração e água para os animais nas vias públicas. A ideia surgiu a partir de um modelo bem-sucedido realizado por uma protetora de animais em Uchoa/SP.
Para fabricar os comedouros/bebedouros, são utilizadas geladeiras sem uso, que passam a estocar alimento e água, que são diariamente trocados por voluntários. A presidente da associação, Márcia Alves, recolhe os materiais necessários, que são, em sua maioria, recicláveis, e os envia para que o senhor João Cândido Filho, morador de Pains/MG, faça a montagem.
Atualmente existem 4 equipamentos instalados em locais estratégicos, sendo que o primeiro deles foi inaugurado em abril de 2016 na praça da Matriz São Vicente Férrer. Os demais estão localizados no Terminal Rodoviário do município, no bairro Engenho de Serra, no Balneário de Furnas (Condomínio Furnastur), e outros 2 já estão prontos para serem instalados.
Além disso, a APAF conseguiu, por meio de doação, 5 casinhas para os animais, que poderão protegê-los da chuva e do frio, pois contam com um cobertorzinho afixado no interior.
De acordo com a presidente Márcia, apesar de algumas posições contrárias, a ação está sendo muito positiva, pois tem incentivado a população a defender a causa. Inclusive, acrescenta que algumas pessoas já colocaram nas ruas comedouros feitos com canos de PVC, por iniciativa própria. Dessa forma, acredita que o bom exemplo é o principal veículo de mudança efetiva da causa animal.
Deixar um comentário