Já estão disponíveis a gravação do webinário Interações sistêmicas entre a proteção da biodiversidade e a saúde do meio ambiente, dos seres humanos e dos outros animais.

O Painel do primeiro dia do evento discutiu a A perda de biodiversidade e o surgimento de novas pandemias, teve como presidente de mesa a procuradora de Justiça Lilian Maria Ferreira Marotta Moreira e contou com quatro palestras. A conferência de abertura A influência da perda da biodiversidade no surgimento de epidemias e pandemias foi ministrada pelo biólogo, Doutor em Ecologia, analista ambiental da Bicho do Mato Meio Ambiente Ltda, Diogo Loretto Medeiros. Em seguida, houve a palestra A introdução de espécies exóticas animais, com a promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula e a servidora do MPMG Clarice Gomes Marotta. Logo após, houve a exposição de Fernanda de Souza Sá, Waitá Instituto de Pesquisa e Conservação, sobre A comercialização ilegal e tráfico de animais silvestres e seus riscos para saúde humana. Para finalizar o primeiro dia, José Eugênio Côrtes Figueira, da Universidade Federal de Minas Geral (UFMG), discorreu sobre Incêndios florestais e a perda de habitat dos animais silvestres.

No segundo dia do evento, houve a realização do painel Aspectos da atuação do MPMG na proteção da biodiversidade, que teve a coordenadora da Cedef, promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula, como presidente de mesa. A primeira palestra do painel foi Aspectos criminais acerca do combate ao tráfico de animais silvestres, ministrada pelo promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda. Na sequência, o procurador de Justiça Antônio Sérgio Rocha de Paula discorreu sobre o Comércio de animais no Mercado Central de Belo Horizonte: a atuação da Procuradoria de Interesses Difusos do MPMG. A seguir, o tema Rotas do Tráfico de Animais Silvestres em Minas Gerais foi abordado por Flávio Fonseca do Carmo e Luciana Hiromi Yoshino Kamino, do Instituto Pristino. O encerramento ocorreu com a palestra Bioinfra Minas: impactos à biodiversidade da operação de rodovias, ministrada por Alex Bager da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

 

Os vídeos também podem ser acessados no canal do youtube (1º dia, 2º dia).