Em Cuiabá existem cerca de 15 mil animais sem lar, segundo dados fornecidos pela Diretoria de Bem-Estar Animal. Visando melhorar a vida desses cães e gatos abandonados, o universitário Edurado Yamauchi desenvolveu um aplicativo que ajuda as pessoas a encontrar seus novos companheiros peludos.

Eduardo, de 24 anos, explica que o Adota Aqui foi projetado para que os pets encontrem uma pessoa responsável disposta a dar uma vida melhor para eles. Tanto os que desejam adotar quanto os que querem colocar animais para adoção precisam realizar um cadastro.

“O processo de registro é bem simples. Quando realiza o login no sistema, você pode acessar as opções. Você pode ver os cães disponíveis na cidade, os gatos ou mesmo realizar o cadastro de animais”.

Já o cadastro de cachorros e gatos passa por mais uma averiguação, além de serem informadas suas especificações como tamanho, idade, raça, sexo e até mesmo uma foto de qualidade.

“A partir do momento em que se registra os animais, ele passa por uma avaliação se está adequado, se a foto está clara para ser disponibilizada. Depois de aprovado, ele é disponibilizado para as pessoas que querem adotar”, explica o desenvolvedor.

Depois disso, o processo de adoção pode ter início. O interessado é conectado com a pessoa que registrou o animal e os dois podem conversar para acertar os detalhes da adoção.

O Adota Aqui foi lançado na PlayStore no dia 17 e já possui 872 instalações em todo o Brasil. Os donos de aparelhos com sistema iOS poderão adquirir o aplicativo gratuito em setembro, de acordo com o estudante, que faz Ciências da Computação na UFMT.

Porém, Cuiabá ainda possui poucos usuários em comparação com grandes Capitais, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na Capital mato-grossense foram cadastrados seis gatos e apenas um cão.

“Eu vejo que o pessoal do Rio de Janeiro e Belo Horizonte está engajando muito mais que o próprio pessoal de Cuiabá. Em Belo Horizonte foram registrados sete cães e dois gatos. Lá no Rio de Janeiro tem três gatos e cinco cães registrados”, afirmou Eduardo.

Dois cachorros já foram adotados pelo Adota Aqui e mais dois estavam em processo de adoção.

Fonte: CenárioMT