A SBDA – Sociedade Brasileira de Defesa Ambiental, é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos e foi criada em Minas Gerais em 2010, com o objetivo de atuar na área Socioambiental.

Inicialmente, o objetivo principal da instituição foi gerenciar três projetos que já vinham sendo desenvolvidos no estado:

Projeto Psit  –  Um projeto de reabilitação e soltura de animais silvestres, criado em 2006;
Circo Ambiental  –  Projeto que trabalha o desenvolvimento da Educação Ambiental através do lúdico e da arte, criado em 2007;
Turma do Psit – Projeto editorial que promove a Educação Ambiental através de histórias em quadrinhos e teatro, criado em 2009.

Nestes anos de atividades a SBDA, através do Projeto Psit , pôde reabilitar e destinar a solturas, realizadas pelo IBAMA, mais de 6000 animais, principalmente aves e, dentre elas, inúmeros “psitacídeos”, familia dos papagaios e araras e que deu origem ao nome do projeto.
Vários eventos, voltados para a Educação Ambiental, também foram realizados nestes anos através do Circo Ambiental, como a Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, em parceria com o Governo do Estado (IEF – Instituto Estadual de Florestas) e o Circo Ambiental nos Parques, evento em parceria com a PBH – Prefeitura de Belo Horizonte/Fundação Zoobotânica e de Parques, o que acontece regularmente nos parques da capital, eventos sempre gratuitos e abertos ao público.
Milhares de revistas da Turma do Psit foram produzidas para distribuição durante a Campanha de Combate ao Tráfico e foram a principal peça utilizada pelo estado para promover a informação relacionada ao tema da campanha.
Recentemente,  graças ao FUNDIF – Fundo Estadual para Defesa dos Direitos Difusos,  a  instituição voltou a produzir estas revistas infantis e pôde distribuir para grande parte das escolas de todo o estado, em formato impresso e digital. A SBDA ficou em primeiro lugar na qualificação do Fundo entre todas as organizações não-governamentais do estado que participaram do edital.

A Turma do Psit também foi adotada pela Defensoria Públida Federal/MG durante a campanha Minas Livre de Gaiolas, através de histórias em quadrinhos digitais que foram distribuidas a escolas e educadores durante uma série de eventos ocorrida em 2013.

Atualmente, a instituição mantém convênio com as faculdades PUC-MG, UNA e UNI-BH, para propiciar aos estudantes, especialmente de Biologia, a oportunidade de realizar estágios e participarem de diversas atividades.

O foco principal hoje está voltado para a Agenda 2030 e para os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a SBDA o faz , oficialmente, através de uma parceria com o EveryOne Project, um projeto da Inglaterra que, em parceria com a ONU, Unesco e outras instituições internacionais, promove o conhecimento sobre os ODS, especialmente através de um projeto denominado Worlds Largest Lesson – Maior Lição do Mundo, o que em Minas Gerais a SBDA está começando a desenvolver com alunos do Instituto de Educação e com escolas públicas do interior.

A SBDA, desde o início de suas atividades, está sediada na cidade de Esmeraldas, Grande BH, e está sempre aberta a novas parcerias e a pessoas que se interessam pelo voluntariado na área socioambiental.

sbda.brasil@gmail.com

SBDA – Sociedade Brasileira de Defesa Ambiental