Foram impressos 3 mil exemplares da cartilha, que serão distribuídos gratuitamente à população.

 

A partir desta terça-feira (10), tutores de animais domésticos de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) têm a sua disposição um guia completo com orientações sobre cuidados relacionados à saúde, alimentação e bem-estar de cães e gatos.

A cartilha “Nosso amigo cão – um guia para a guarda responsável”, foi produzida pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde.

O lançamento do material ocorreu ontem de manhã, no Centro Receptivo do Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”, e reuniu representantes da prefeitura, Unesp e entidades locais que atuam na defesa dos direitos animais.

O guia traz informações sobre legislação da guarda responsável, além de dicas de cuidados com a saúde, alimentação, higiene e castração do animal e a importância de passear e brincar com o cão e de estimular o bom comportamento dele.

O objetivo da publicação é orientar e sensibilizar os proprietários de animais domésticos e a população em geral sobre o que é uma guarda responsável e, assim, promover o bem-estar animal e diminuir problemas relacionados à saúde pública.

A ideia

A professora do Departamento de Genética do Instituto de Biociências, Lígia Souza Lima Silveira Mota, que coordenou o projeto, conta que a cartilha começou a ser produzida durante um curso de férias, quando ela e os alunos se assustaram com a quantidade de animais abandonados no campus da Unesp.

“Nós tratamos dos animais, vacinamos e verificamos que nem todos eram abandonados. Muitos vinham até o campus em busca de comida e voltavam para casa. Foi então que decidimos fazer um material didático para orientar os tutores sobre como cuidar de seus cães e gatos”, explica.

“Nós queríamos muito produzir um material de orientação completo e quando a professora Lígia ofereceu compartilhar sua cartilha conosco, aceitamos imediatamente. Estamos muito felizes em poder lançar esta cartilha e saber que ela contribuirá muito para a causa animal em nosso município”, declara Márcio Piedade Vieira, secretário municipal do Verde.

Além de Lígia, também assinam a obra a professora Regina Kiomi Takahira; os alunos Juliano do Amaral Soler, Bianca Boton Fernandes, Deise Lucas de Souza, Maria Júlia Quelhas Ronchetti, Thaís Giovi Mitsugi, Gabriel Fernandes da Silva, Mayra de Fátima Solano Blazizza e Selene Daniela Babonni (todos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia); além de Gabriele Gimenes Pereira, graduanda de Ciências Biológicas do IB/Unesp, e Henrique Devidé (design gráfico).

Serviço

Foram impressos 3 mil exemplares da cartilha, que serão distribuídos gratuitamente à população por meio de programas educativos e parcerias com organizações não governamentais (ONGs) e associações protetoras de animais. Além de exemplares impressos, a cartilha também pode ser baixada gratuitamente no site da prefeitura clicando aqui.

Fonte: Anda