Belo Horizonte vai ganhar, nesta segunda-feira (8/3), um hospital público veterinário. Ele começa a funcionar na terça (9/3).
O Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte (HPVBH) pretende prestar atendimento gratuito para cães e gatos de famílias que residem na cidade e que não conseguem custear os tratamentos veterinários.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, serão oferecidos gratuitamente atendimentos de urgência, consultas, exames de imagem, exames laboratoriais, especialidades médicas, cirurgias de esterilização, cirurgias gerais e internação. O Hospital Público, idealizado pelo deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD), fica na Rua Bom Sucesso, 731, Bairro Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, e terá capacidade para atendimento de pelo menos 30 cães e gatos por dia.
Para o gerente de Defesa dos Animais, Leonardo Maciel, o projeto permite vários benefícios sociais para a população, pois atua no controle de zoonoses, reduzindo a transmissão de doenças e evita o abandono de animais, causando melhorias no trânsito, com a redução de acidentes por atropelamento nas vias públicas.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Seção São Paulo (ANCLIVEPA-SP).
Ainda segundo a PBH, ‘para dar início ao funcionamento da unidade a prefeitura investe aproximadamente R$ 1 milhão na operação do (HPVBH), incluindo os cursos de adequação do espaço, compra de equipamento e contratação de pessoal.’
Segundo o Coordenador Geral Veterinário das Unidades Operacionais da ANCLIVEPA -SP, Luiz Wilson de Oliveira Jr, ‘os profissionais que irão atuar no hospital são contratados por nossa equipe e no primeiro mês contratamos Veterinário especialistas e residentes, auxiliares de enfermagem (para áreas: curativo, medicação, coleta, centro cirúrgico e internação), auxiliares de limpeza e serviços gerais, técnicos de radiologia e esterilização, vigia e recepcionistas, todos de BH, para passarem a atuar na operação.’ E completa, dizendo que ‘a equipe é gerenciada por um coordenador veterinário.’
O hospital público veterinário é fruto de uma processo de chamamento público para uma parceria entre o poder público e o terceiro setor, com fundamento no Marco Regulatório do Terceiro Setor – MROSC.
De acordo com a PBH, não haverá nenhum evento de inauguração, seguindo os protocolos de segurança da pandemia da COVID-19.
Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, de 8h ás 14h, e aos sábados serão prorrogados até as 20h. Os documentos necessários para atendimento serão identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. A ordem dos atendimentos será por meio de senhas distribuídas a partir das 8h. Para cirurgias terá que ser feito um agendamento prévio.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, avalia que com essa parceria, Belo Horizonte passa a ter um hospital de referência para o tratamento dos animais. Com uma gestão profissional e engajamento da sociedade em prol dos direitos dos animais, o projeto tem tudo para avançar.
Deixar um comentário