Lobos-marinhos e tartarugas-marinhas passaram por tratamento especial.

 

Com a proximidade da primavera, aumenta o movimento de turistas no Litoral Sul do estado, onde os animais marinhos são uma atração. Quatro lobos-marinhos e duas tartarugas apareceram na praia do Cassino, em Rio Grande, e foram devolvidos ao mar depois de receberem cuidados especiais.

Eles haviam sido encontrados na praia há cerca de um mês por pesquisadores do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental.

Os quatro lobos-marinhos estavam desabilitados e foram levados para o Centro de Recuperação de Animais Marinhos da Universidade Federal de Rio Grande (Cram/Furg), onde foram hidratados e alimentados.

“Eles chegam, são pesados, se coleta o sangue, se vê como estão os parâmetros, e a gente começa sempre com a hidratação, alimentação forçada, de papa, e posterior de peixe também. E cada animal, dependendo do caso, tem o seu tratamento com antibiótico”, diz a oceanóloga do CRAM Andréa Adornes.

“Sempre os animais saudáveis são um reflexo de um ambiente saudável, no momento em que esses animais estão escolhendo esse ponto para descansar, e depois para continuar a sua jornada, a gente consegue ver que é um ambiente que é bom ainda. Os animais não iriam para um local que não fosse apropriado para eles”, afirma o ecólogo Projeto Pinípedes do Sul/Nema Leonardo Martí.
Tanto os lobos-marinho quanto as tartarugas-verdes costumam buscar alimentos na costa do Rio Grande do Sul, por isso é comum que apareçam nesta época do ano.

O Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental monitora a região, e encontra até espécies raras. Em 2018, dois lobos-marinhos subantárticos, ou do peito-branco, como são conhecidos, apareceram na praia. Eles vivem na ilha de Geórgia do Sul, território inglês, no Sul do Atlântico, e conseguiram retornar para casa.

Mas nem sempre o desfecho é positivo. Muitos animais aparecem mortos na praia por causa do lixo, ou até mesmo por causas naturais.

Fonte: G1