Implantação do abrigo é fruto de acordo celebrado com o MPMG, que  destinou recursos via plataforma semente.

O abrigo de equinos –  estratégia que faz parte das ações da Gerência de Defesa dos Animais – já está acolhendo os animais. Ativado no final de setembro, o espaço recebe os equídeos capturados nas ruas de Belo Horizonte para guarda e tratamento. Atualmente estão no equipamento 11 equinos, além de outros seis internados em instituições parceiras.

A implantação do abrigo é fruto do acordo celebrado entre o Ministério Público de Minas Gerais, o município de Belo Horizonte, a empresa BH Trans e o Instituto Abolicionista Animal. Por meio do termo, o município assumiu o compromisso de realizar, por meio da Guarda Municipal, ações permanentes para fiscalizá-los quanto ao cumprimento das normas específicas para circulação; a disponibilizar estrutura adequada e suficiente para o bom andamento dos trabalhos da Gerência de Defesa dos Animais; a convocar ao registro, no prazo de três meses, os donos dos animais utilizados em tração de veículos que circulam em vias e logradouros públicos; a vermifugar e a vacinar os cavalos apreendidos, entre outras obrigações.

Os recursos para a construção do abrigo e a contratação dos serviços foram destinados pelo MPMG via plataforma Semente.

O local possuí capacidade para receber, simultaneamente, 25 animais, o abrigo conta com sala de avaliação e cuidados veterinários, cocho, cercamento, cozinha, banheiro e vestiário destinados aos tratadores, depósito de ração/feno e amplo espaço para a circulação dos bichos.

Logo que resgatados, os animais são encaminhados a instituições de ensino parceiras para cuidados médicos-veterinários, realização de exame de corpo de delito e, posteriormente, levados ao abrigo, onde ficam à espera de uma adoção responsável.

Os interessados em adotar os cavalos, éguas e mulas passarão por entrevista e serão informados de que os animais não poderão ser submetidos a nenhum tipo de trabalho, nem ser utilizados para reprodução natural. Após a adoção, os animais continuam sendo monitorados pela administração municipal.

Para mais informações sobre as adoções, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail defesadosanimais@pbh.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte (texto com modificações).