O MPMG, por meio da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente da Comarca de Governador Valadares, com apoio da CEDA, expediu recomendação pela não realização de cavalgadas em razão de risco sanitário e ao bem-estar animal.

Em atenção ao recomendado, o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA adotou as providências para que os eventos não se realizassem, o que foi certificado pela Polícia Militar de Meio Ambiente.

As cavalgadas são eventos pecuários e sua realização deve ser precedida de autorização do IMA e depende do cumprimento dos requisitos previstos nas Portarias nº1391/2014 e nº 1360/2013 do IMA.

Cabe ao IMA fiscalizar a realização dos eventos agropecuários, uma vez que o agrupamento de animais, oriundos de diferentes procedências, representa risco sanitário elevado, tendo em vista possibilidade de transmissão e disseminação de enfermidades.

A presença do médico veterinário e responsável técnico tem o objetivo de assegurar o bem-estar dos animais, evitando-se os maus-tratos.

Diante da atuação, três Cavalgadas foram canceladas nos Municípios de Alpercata, Marilac e Governador Valadares em Minas Gerais.

Fonte: IMA