A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou que a campanha de vacinação contra a raiva será realizada no mês de dezembro de 2020, conforme a disponibilização das vacinas pelo o Ministério da Saúde, que tem a responsabilidade de compra e distribuição das doses. No sentido de reforçar a importância da vacinação, médicos-veterinários que integram a comissão de saúde pública do CRMV-MG, ressaltam a sua relevância para a prevenção dessa zoonose, que pode levar animais e humanos a óbito.

Todos os cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva anualmente, a partir dos três meses de idade. Os animais podem transmitir o vírus aos seres humanos através da mordida, arranhadura e/ou lambedura. Nos animais, os principais sintomas são agressividade, salivação excessiva e paralisia. Nos humanos, segundo o Ministério da Saúde, podem incluir febre, náuseas, cefaleia, irritabilidade, e mal estar geral.

“A principal preocupação atualmente para a saúde pública, é a manutenção do status “livre de raiva urbana” e como não tivemos vacinação publica no último ano, torna-se fundamental esta ação em 2020. Com o crescimento dos grandes centros e das áreas urbanas, os morcegos e demais animais silvestres, passaram a ser uma grande preocupação neste contexto, fazendo com que cães e gatos fiquem expostos a novas transmissões e consequentemente ao homem. Raiva não tem cura e o método mais eficaz de proteção é a vacinação”, ressalta o presidente da comissão de saúde pública do CRMV-MG, superintende de Vigilância em Saúde e diretor do controle de Zoonoses de Contagem, dr. José Renato.

 

Dra. Maria Helena Franco Morais, que também compõe a comissão de saúde pública do CRMV-MG e atua na vigilância epidemiológica na Prefeitura de BH, reforça que o contato dos pets com morcegos é algo que transparece ainda mais a importância da vacinação. “Vacinar é fundamental em termos de guarda responsável e cuidado com os animais. Com a possibilidade do vírus da raiva nos morcegos e o instinto caçador dos gatos, eles ficam suscetíveis a se infectarem através dos morcegos. A raiva também pode ser “silenciosa”, em situações nas quais o gato nem não apresentará os sintomas comuns como da questão da agressividade”, complementa.

Vacinação em BH e Região Metropolitana

Além da vacinação anunciada para dezembro em Belo Horizonte, a Prefeitura de Contagem realiza a campanha do dia 3 ao dia 7 de novembro; e do dia 9 ao dia 13 de novembro. Em Santa Luzia, a campanha ocorre no próximo sábado (26). Em Nova Lima, a campanha já está em vigor, e vai até o dia 2 de outubro.

Importância dos médicos-veterinários

Os médicos-veterinários têm suma importância na vacinação de cães e gatos em seus estabelecimentos, ampliando a cobertura vacinal nos animais nos grandes centros urbanos e também nas zonas rurais. A situação evidencia ainda mais a relevância dos profissionais para a promoção da saúde pública no país.

“Como são muitos os que não vacinam no serviço público, é importante que os profissionais realizem a vacinação e orientem os tutores em relação à possíveis reações adversas, que evitem o contato dos pets com animais silvestres, e também estejam imunizados contra a raiva, já que terão contato com diversos animais em seus trabalhos de vacinação”, ressalta dra. Maria Helena.

FONTE: CRMV-MG