serão analisado dados como taxas de entrada, saída (adoção), morbidade, mortalidade, além de cuidados sanitários e de controle de manejo populacional.
Um estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) está mapeando as condições de bem-estar de abrigos e centros de acolhimento para cães e gatos em toda a América Latina. O objetivo da pesquisa, intitulada “Dinâmica Populacional de cães e gatos em abrigos latino-americanos”, é auxiliar a melhora dos cuidados em abrigos e o aumento das taxas de adoção desses animais.
Por meio da avaliação dinâmica da população de animais resgatados e acolhidos em abrigos, serão analisado dados como taxas de entrada, saída (adoção), morbidade, mortalidade, além de cuidados sanitários e de controle de manejo populacional. Para que o estudo tenha sucesso, é imprescindível que os abrigos participem do estudo para melhor diagnóstico e busca por soluções.
Através do conhecimento sobre o cenário atual destes locais, será possível a adequação de protocolos de medicina de abrigos, uma vez que estes locais atuam como casa de passagem para os animais abandonados, os recolhendo e os reintegrando à sociedade por meio da adoção. No entanto, muitas vezes acabam superlotados devido ao grande número de animais recolhidos. Por isso, é importante identificar a realidade para que proposituras de políticas externas e internas sejam implementadas.
A pesquisa está sendo realizada por meio de um questionário online divulgado para os abrigos de cães e gatos de toda América Latina e está disponível em português e em espanhol.
Veja a chamada e convite abaixo:
Fonte: ANDA
Deixar um comentário