Confira a íntegra da Nota de Esclarecimento

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) esclarece que tomou conhecimento da nota de divulgação na qual é apresentado o teste para detecção no novo Coronavirus (COVID-19) em cães e gatos.

Tendo em vista a falta de evidências científicas sobre a transmissão da COVID-19 de cães e gatos para humanos, o CRMV-MG expressa sua preocupação com esta divulgação. Neste sentido, informa que entrou em contato com a profa. dra. Aline Santana da Hora (Faculdade de Medicina Veterinária/Universidade Federal de Uberlândia), que publicou nesta quarta-feira (01) um texto com esta abordagem. Segundo o documento os estudos publicados até o momento não permitem afirmar que exista a efetiva transmissão da COVID-19 de cães e gatos para humanos.

Quanto aos testes mencionados, a profa. Aline da Hora acredita que não há indicação de que cães e gatos que tiveram contato com pessoas suspeitas ou confirmadas para COVID-19 sejam testados. “Não há bases científicas que evidenciam que estes animais adoeçam pelo SARSCoV-2 (agente causal da COVID-19), não justificando assim a finalidade do teste.

Além disso, foi realizado um acompanhamento de cães e gatos por um grande laboratório no exterior, com mais de 1000 amostras testadas, e nenhum animal positivo para este vírus foi identificado”, explica. Profa. Aline da Hora acrescenta que “considerando-se que não há evidências científicas de que os cães, gatos e furões possam em condições naturais se infectarem e serem uma fonte importante de SARS-CoV-2 para humanos, assim nós médicos veterinários temos um papel fundamental no combate ao abandono ou ao sacrifício desses animais, bem como de impedir
que informações sem base sólida sejam veiculadas”, ressalta.

O CRMV-MG reafirma sua preocupação com assunto, tendo em vista a situação delicada na qual a sociedade está envolvida e a própria responsabilidade deste CRMV-MG com a saúde pública e com o bem-estar dos animais.

Assessoria de Comunicação do CRMV-MG
02 de abril de 2020