O Governo de Minas tem importantes entregas para Patos de Minas, nesta quinta-feira, 31 de outubro. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) inauguram no município do Triângulo Mineiro, às 10h, um novo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras).

A estrutura tem sua origem em condicionante da licença ambiental das empresas Galvani Comércio e Serviços S/A e Mosaic e é objeto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e com a Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM). Embora a administração dos CETRAS seja competência do IEF, a gestão proveniente dos TACs, de ambas as empresas, está sendo realizada pela FEPAM.

O terreno em que foi construído o CETRAS foi cedido pela Prefeitura de Patos de Minas ao IEF. A área é de 9.783,27 m² e possui 1.178,87 m² de área construída. A estrutura do CETRAS conta com viveiros de voo; viveiros de rapinantes; viveiro de répteis; viveiros de mamíferos; viveiros de passeriformes e psitacídeos; recepção; administrativo; ambulatório; internação; quarentena de aves; quarentena de mamíferos; sala de cirurgia, preparo e recuperação.

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres foi construído em anexo ao Viveiro de Mudas do IEF.

 

Os CETRAS fazem parte de um elo importante no combate ao tráfico de animais silvestres, pois possibilitam o recebimento, o atendimento veterinário, o manejo e a destinação dos animais apreendidos dos órgãos de fiscalização: Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMAmb), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). Além disso, os CETRAS recebem também os animais que são encontrados feridos no meio urbano e no meio rural, que são encaminhados por particulares ou oriundos de recolhimento por integrantes do IEF, do IBAMA ou da PMMAmb.

A unidade do Cetras será responsável pelo acolhimento dos espécimes da fauna resgatados nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A solenidade de inauguração acontecerá no próprio Cetras, na rodovia Sebastião Alves do Nascimento, Distrito Industrial II, às 10 horas e contará com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira e do diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

O Cetras é responsável por receber, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares. Com a inauguração do Centro de Patos de Minas, serão quatro unidades do tipo no Estado.
Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Patos de Minas será inaugurado nesta quinta-feira

 

DOAÇÃO DE BENS REFORMA

No mesmo dia, ainda em Patos de Minas, o IEF e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) receberão veículos doados pelo Ministério Público estadual e também será feita a entrega das obras no Núcleo Regional do IEF. A solenidade de entrega será realizada na própria sede, na Fazenda Canavial, na Zona Rural da cidade, às 9 horas.

 

 

SERVIÇO

Entrega de veículos e bens doados pelo Ministério Público de Minas Gerais ao IEF e à Polícia Militar de Minas Gerais, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta e das obras realizadas no Núcleo Regional do IEF

Data: 31 de outubro de 2019
Horário: 9 horas
Local: Fazenda Canavial, na Zona Rural, Patos de Minas, Minas Gerais

Inauguração do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Patos de Minas
Data: 31 de outubro de 2019
Horário: 10 horas
Local: Rodovia Sebastião Alves do Nascimento, Distrito Industrial II, Patos de Minas, Minas Gerais

 

 

Fonte: IEF e Patos Notícias