Iniciativa faz parte de um projeto de terapia assistida por animais em parceria com a Escola de Veterinária da UFMG

 

Cerca de 60 crianças internadas na ala pediátrica do Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, receberam visitas de cachorros neste sábado (6). A iniciativa foi baseada em estudos que comprovam que os animais ajudam e melhorar o humor, a autoestima, além de diminuir a solidão e a ansiedade dos pacientes.

Três cães interagiram com as crianças. Está foi a primeira ação de terapia assistida por animais na unidade de saúde. Lost, da raça golden retriever, já tem costume de participar de terapia com adultos no Hospital Madre Tereza. Já a Bisteka, da raça yorkshire e a labradora Teka nunca tiveram essa experiência. Antes de subir para pediatria, os três cães foram higienizados.

Segundo a coordenação, o contato com os animais diminui a ansiedade, a solidão, a melancolia dos pacientes. Acaba sendo um momento de descontração.

“Essa interação com o animal reduz ansiedade, reduz depressão ao permitir o contato físico com o animal, a brincadeira com o animal. Ela também estimula a atividade física. E lembrar que homens e animais interagem ancestralmente e que, principalmente o cão, ele estabelece uma relação de amizade incondicional e sem julgamentos e isso favorece muito o restabelecimento dos doentes”, afirmou a superintendente do Hospital das Clínicas, Andrea Maria Silveira.

A iniciativa é uma parceria do hospital, ligado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a Escola de Veterinária. A escola fez um chamado para cadastro de animais e seus tutores. Os bichos foram selecionado observando critérios como saúde do animal, temperamento, vacinas em dia e vermifugação adequada.

Para avaliar os resultados foram entregues questionários aos pais, médicos e enfermeiros, previamente e posteriormente à visita, com o objetivo de avaliar possíveis melhoras no comportamento e bem-estar das crianças.

Fonte: G1