Projeto desenvolvido pela Cedef busca possibilitar o desenvolvimento de políticas públicas e medidas de mitigação do atropelamento de animais nas estradas.

 

O atropelamento em estradas é uma das principais causas de mortalidade de animais, inclusive espécies ameaçadas de extinção. Apesar de no Brasil existir cerca de 1,6 milhões de km² de áreas de Unidades de Conservação (UCs) destinadas à proteção natural e de espécies ameaçadas, muitas delas apresentam malha viária em seu interior e/ou em seu entorno. Se em áreas urbanizadas as estradas já causam grande perda de biodiversidade, em áreas de proteção ambiental os impactos são ainda maiores.

Com o intuito de viabilizar a adoção de medidas legais pelo MPMG para mitigar danos à fauna decorrentes da operação de rodovias no Estado de Minas Gerais, a Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (CEDEF) desenvolveu o projeto “Diagnóstico dos Efeitos de Infraestrutura Viária na Biodiversidade de Minas Gerais – BioInfra Minas Gerais”, que será implementado com recursos oriundos do Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – FUNEMP, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural – FUNDECC, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e apoio da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (FUNEPU).

Os principais objetivos do projeto são: mapear as áreas críticas de atropelamento de animais, considerando fauna selvagem, espécies ameaçadas de extinção e animais domésticos; elaborar um diagnóstico geral das ações implementadas e em planejamento pelas concessionárias de rodovias estaduais e federais no que tange a redução dos impactos da atividade na biodiversidade; identificar os impactos potenciais de rodovias e ferrovias em Unidades de Conservação estaduais e federais de Minas Gerais, com o objetivo de criar um ranking de prioridades de investimento em proteção e em ações do poder público, de universidades e demais segmentos da sociedade nas Unidades de Conservação afetadas.

Todos esses levantamentos serão feitos por região, considerando a área abrangida por cada uma das Coordenadorias Regionais de Meio Ambiente por Bacia Hidrográfica. De forma complementar, o trabalho ainda vai gerar informações de grande importância para outros segmentos da sociedade.

Expedição Urubu na Estrada

Com o intuito de mapear os atropelamentos de animais e possibilitar o desenvolvimento de políticas públicas e medidas de mitigação desse impacto das estradas sobre a fauna, foi criado em 2014 o Sistema Urubu. Este Sistema funciona como uma rede de conservação da biodiversidade disponível para todo o mundo. É uma ciência cidadã que se beneficia da colaboração de voluntários para coleta de registros e para identificação dos dados recebidos, que atualmente conta com mais de 22 mil usuários e 20 mil registros.

As ações da Expedição Urubu na Estrada (EUE) também fazem parte do projeto da Cedef e serão realizadas em três módulos semanais, nas regiões Alto Médio São Francisco, Centro Norte e Sul. Com o trabalho, pretende-se produzir um diagnóstico didático, técnico e científico do real impacto das estradas, rodovias e ferrovias na biodiversidade brasileira. A EUE terá seu foco em espécies ameaçadas de extinção e em Unidades de Conservação. Além do diagnóstico, serão realizadas capacitações das equipes de analistas das Unidades e projetos de conservação, de estudantes e pesquisadores de universidade locais. Estão previstas ainda ações de sensibilização para diferentes segmentos da sociedade com foco na ampliação do engajamento da sociedade local e produção de material audiovisual, entrevistas e reuniões com o poder público de diferentes esferas governamentais.

O projeto “Diagnóstico dos Efeitos de Infraestrutura Viária na Biodiversidade de Minas Gerais – BioInfra Minas Gerais”, será desenvolvido, durante 18 meses, pela equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas da Universidade Federal de Lavras-MG, formada pelo coordenador, Prof. Dr. Alex Bager, um analista que atua no Sistema Urubu, dois analistas contratados e dois bolsistas de iniciação científica.