O treinamento será realizado de 6 a 9 de novembro de 2018 e tem como público-alvo profissionais da saúde, meio ambiente, educação e assistência social de diferentes setores (público, privado e organizações não governamentais); professores e alunos

 

A Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) é uma nova área da Medicina Veterinária que interage com a Saúde Coletiva, a Medicina de Abrigos e a Medicina Veterinária Legal. O manejo populacional humanitário e sustentável de cães e gatos (MPCG) em áreas urbanas é um dos grandes desafios, sendo um problema para saúde coletiva e medicina de abrigos, com consequências também legais. A medicina de abrigos engloba toda a política interna desses locais, mas que sofre as consequências das políticas externas de MPCG. Inclui os protocolos de admissão de animais, programas preventivos, capacitação de funcionários e demais demandas para que os animais possam ser reintroduzidos na sociedade sem representarem riscos.

O Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal (Curso FOCA) foi criado pelo Instituto Técnico de Educação e Controle Animal em 2004 e já capacitou 3.500 profissionais da América Latina e Portugal. O curso é voltado para todos os profissionais que trabalham, direta ou indiretamente, com o controle ou manejo animal: médicos-veterinários, biólogos, zootecnistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros; gestores, funcionários administrativos, educadores, agentes de saúde (zoonoses e de endemias), funcionários que realizam o manejo de cães e gatos, atuando no recolhimento (captura) e nas atividades de manutenção em canis ou gatis; protetores de animais, entre outros.

Devido às crescentes demandas legais de diversas cidades e estados brasileiros quanto à proibição da eliminação de animais sadios para fins de controle populacional, além das demandas sociais e técnicas para a medicina de abrigos, e das demandas de saúde coletiva para a inclusão do médico veterinário na Estratégia da Saúde da Família, o Curso FOCA foi renovado e incluiu, a partir de 2016, o Curso de Medicina Veterinária do Coletivo.

O Curso está estruturado em quatro eixos principais: Saúde Coletiva e Medicina Populacional; Etologia e Manejo Populacional; Bioética e Medicina Veterinária Legal, e Oficial de Controle Animal.

Confira a programação preliminar aqui

Para maiores informações e inscrições acesse www.itecbr.org